Por cada comentário positivo que o leitor aqui deixa os proprietários do blog comprometem-se a doar 1 centimo para a luta contra a pobreza*

sexta-feira, março 19, 2004

Os comentários, intervencionistas, que encontramos em muitas paredes das nossas amadas cidades, fazem, desde há muito, parte do imaginário popular, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do espírito criativo do povo. Esta forma de transmissão de pensamentos é positiva em todos os aspectos, como tal achamos que estava na hora de a retratar aqui no AiVidaVida.
Há vários estilos de frases intervencionistas: *

Políticos - Talvez o motivo que mais facilmente é encontrado nas paredes de todo o Portugal, trata-se de um tema sempre vivo. Deixávamos aqui um exemplo:
“Sá Carneiro vai marrar para outro lado!”
Como se pode ver por esta deixa, trata-se de uma frase de intervenção, irreverente, que procura expressar a sua opinião, mas não se limita a faze-lo de forma rude e directa, dá-lhe um toque imaginativo. De louvar.

Desportivos - Os desportivos são um estilo muito particular, porque são como que um fórum, em permanente actualização, surge um primeiro comentário, quase sempre pejorativo de uma equipa qualquer. Em breve surge a resposta, normalmente caracterizada por um risco por cima do nome da equipa que era igualada a “esterco” sendo essa substituída por outra. Por aí fora.
Tem também outra vantagem ao contribuir para o bem-estar da população, pois os sorrisos que criam na cara das pessoas ao passarem pelo edifício da liga e lerem lá “Seus Chulos” ajuda, a curar muitas doenças cardiovasculares, entre outras.

Xenófobos – Talvez o mais criativo dos géneros de inscrição mural, trata-se de um grupo de pessoas muito activas, que defendem com unhas e dentes os seus ideais. Aquilo que muita gente não saberia, se não existissem as marcas nas paredes, é que se trata igualmente de um grupo muito criativo, com muito potencial:
“Portugal não é nenhuma Arca-de-Noe, voltem para África!”

* O AiVidaVida, não se pode dar ao luxo de apenas transmitir os ideais que defende, a nossa função jornalística a tal obriga.