Por cada comentário positivo que o leitor aqui deixa os proprietários do blog comprometem-se a doar 1 centimo para a luta contra a pobreza*

domingo, janeiro 25, 2004

Fátima Felgueiras prossegue o seu plano de educação do povo português, esta senhora pretende levar-nos à luz, ao infinito e mais além. Após a tentativa aquando da sua primeiras entrevista em terras de Vera Cruz, na qual deu a conhecer novas palavras ao mundo e uma frase especial que eu gostava aqui de relembrar:
"Eu não fugi, limitei-me a obedecer ao tribunal da minha consciência!" – Fátima surge agora com outra figura, mais loira, mais magra, enfim têm-lhe feito bem as férias. Perdão, o exilo.
É que se havia pessoas que diziam mal da senhora por ter ido para o Brasil, ela veio provar que não só não fugiu como apenas obedeceu à pena que lhe foi instituída pelo tribunal da consciência, para o qual tinha recorrido.
Desta feita, Fatinha conseguiu os objectivos a que se propôs quando aceitou ir falar em directo na RTP. Felgueiras bateu o recorde de repetição de uma palavra em 5 minutos em televisão de língua portuguesa, convém referir que para este efeito são também contabilizados os "e", os "hmm" e os "portanto", mas a palavra que foi repetida aí umas 348 vezes, mais coisa menos coisa e como tal vencedora é: "insólito"
A palavra conheceu até novos usos como passamos a descrever:
RTP – "E não lhe passa pela cabeça voltar para Portugal e aceitar a decisão do tribunal?"
FF – "Insólito, isso seria um insólito. Insólito."
Como vemos "insólito" surge aqui como vocativo uma vez, como substantivo outra vez e como parvoíce três vezes. Também é de salientar a repetição da frase: "Apelo ao senhor presidente da república."
Esta repetição valeu a FF, desde já a nomeação para o prémio: "Referência Mais Fútil ao Mais Alto Magistrado da República Portuguesa 2004" e segundo pudemos apurar tem fortes probabilidades de ser a eleita, apesar da procissão ainda ir no adro no que a este ano diz respeito. (Mais uma bela expressão do português bucólico que queremos aqui revitalizar.)