Por cada comentário positivo que o leitor aqui deixa os proprietários do blog comprometem-se a doar 1 centimo para a luta contra a pobreza*

quarta-feira, janeiro 14, 2004

É já um fenómeno inegável, que muito preocupa os nossos representantes na Europa e todos os portugueses em geral. A anglo-saxonização da vida portuguesa, referimo-nos especificamente ao mundo televisivo.
Ao longo dos tempos a diversão infantil na televisão foi alimentada por centenas de engenheiros publicitários e especialistas em marketing (palavra tipicamente lusa) que foram arranjando os nomes mais apelativos para os seus programas: Brinca brincando, buéréré entre muitos outros...
O que se tem observado nos últimos anos é uma alteração nesta politica concertada de todas as estações televisivas, que levou ao despedimento maciço de centenas de jovens publicitários, conjuntamente com a liberalização do mercado televisivo, as privadas foram aos poucos introduzindo novos conceitos dando nomes a programas como: Totil Total. Esta situação levou ao aparecimento do programa Fun Totil, que é a prova provada da anglo-saxonização da língua portuguesa na televisão. Temos também o BigBrother, um Big Show SIC, a New Wave, todos programas que poderiam ter o seu título em português mas tal não acontece.
O AiVidaVida teve acesso a informações secretas (peço então que isto que se vai seguir fique só entre nós, pois não queremos comprometer o futuro das empresas em questão).
Ao que parece uma nova vaga de programas amaricanizado (que se trata da fusão de americano com maricas): O novo canal "A DOIS" irá apresentar na sua nova grelha um magazine cultural único no nosso país de seu nome "It Happens" apresentado por Charles Young Chicken Rabbit esse monstro da comunicação.
Pudemos apurar que a SIC prepara um programa de debate semanal das incidências futebolistas de seu nome "Owners of the Ball". A RTP, sabendo dos planos da SIC, prepara já o lançamento dos programas "Sporting Sunday" e "Talked Game".
Dentro da temática donas de casa teremos o programa da SIC "At Two for Three" e ao mesmo tempo na RTP o "Portugal in The Heart". Pela manhã teremos também o "Good Morning Portugal" e o "Joy Plaza".
A TVI mantém a aposta na representação portuguesa com a série juvenil "Strawberries With Sugar".