Por cada comentário positivo que o leitor aqui deixa os proprietários do blog comprometem-se a doar 1 centimo para a luta contra a pobreza*

quarta-feira, janeiro 28, 2004

Eu sou muitas vezes alvo da seguinte exclamação:
"Ai, tu é que és!" (Em abono da verdade, não me dizem isto assim tão amiúde, pois existe o hábito de atravessar a rua quando eu apareço.)
Surge, então, a questão: Mas, afinal, quem é que tinha dúvidas sobre quem eu era? Se uma pessoa me conhece e me diz "ai tu é que és" é previsto eu retorquir o quê?
"Ai, tu também és muito tu!"
Ou então,
"Tu também, parecendo que não, és!"
Mas sou o quê? Sou eu? Pois sou, ele é com cada uma.
E quando após a pergunta:
"Já viste o novo programa da Luísa Castelo Branco?"
E me respondem descaradamente:
"Ei, isso é que é!"
Isso é que é o que? Um programa? Pois é, e o facto de o ser à partida não daria a entender que o era desde logo?
Agora o espantoso é que esta gíria não se limita aos meus amigos parvos (novamente se apela à criatividade do leitor que deve fazer "ó de conta" que eu possuo as chamadas amizades), aliás estas expressões são também muito utilizadas entre a chamada "gera", os fixes. Entre os fixes surge não rara vez após o relato de um feito extraordinário a exclamação:
"Esse sócio é que é!"
Novamente, é o que?
Isto realmente revolta-me porque eu o sou, e já sei que o sou e mais ainda enerva porque quem sabe que eu o sou deve à partida deduzir que eu também sei que o sou e como tal não vejo necessidade de me lembrar que eu o sou, sendo eu quem sou ou seja eu!
Penso que fica esclarecida esta questiúncula da forma mais simples possível.
Discutamos então outra questão em tudo similar a expressão:
“Tu estás lá!”
Ora, novamente, surge a pergunta:
“Estou aonde?”
Se eu estou onde estou, e sei que é cá que eu estou, não se deduz automaticamente que é cá que eu estou? Ou lá?
Se eu estou lá, significa que a pessoa não está cá, ou seja lá no meu ponto de vista, mas isto nem sempre sucede! Às vezes o interlocutor está cá, mas vem com a teoria de que eu estou lá! Como é isto possível? Não o é, isso é que irrita, há que ser mais preciso, estando eu cá não me venham dizer que eu não estou, pois eu sei que não é verdade.

Despeço-me com amizade
FVM


PS: Vocês é que são e estão, absolutamente, lá!