Por cada comentário positivo que o leitor aqui deixa os proprietários do blog comprometem-se a doar 1 centimo para a luta contra a pobreza*

segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Eu tenho para mim que a dicotomia Sorte/Azar foi criada por um senhor, que se terá chamado Paulo Sandro Soares Couto, que viveu algures entre o sec X e o sec XX. Tenho motivos fortíssimos para crer nisto, até porque que tais factos foram-me comunicados em cartas anónimas.
O maior feito do Paulo foi, sem duvida alguma, a criação de um sistema de cálculo de azar, uma fórmula utilizada ainda hoje:
N= cE.C
Onde cE significa Coeficiente de Estupidez, que se refere ao nível de estupidez geral da questão (consultam-se as tabelas criadas pare este efeito) e C é a constante de Couto. N significa o número de casos ou o numero de anos de uma dada situação.
Esta fórmula serve, não só, para o cálculo de anos de validade de uma superstição, como também para, o muito utilizado nos dias que correm, cálculo do número de pessoas para as quais deve ser passada uma mensagem-em-cadeia.
Para além do senhor Paulo ser o responsável pelas mensagens atrozes ao estilo de: “Envie esta mensagem a 40 pessoas e o seu umbigo em vez de ganhar cotão passa a ganhar dinheiro!” – é também o responsável por muitas dessas tradições que vão assolando o país e um pouco todo o mundo, de que é exemplo supremo a Pata-de-Coelho. Gostaria de me alongar um pouco a falar sobre este amuleto em particular, sabemos de fonte segura que Paulo Couto criou esta ideia de sorte associada à pata-do-coelho como uma brincadeira. Ao que parece, Paulo encontrava-se numa festa numa praia cabo-verdiana, aberta à povoação indígena, quando decidiu num momento de êxtase intelectual que: “era capaz de ser giro gozar com as pessoas, deixa cá ver. Ah, e se pusesse toda a gente agarrada a uma pata a julgar que dá sorte? Ah, hilariante, acho que é isso! Ó Cimbale Katinga tens aí um lápis e papel?”
Dito e feito, já muita agua correu debaixo da ponte desde que o pessoal começou a passear-se com patas-de-coelho, mas continua a ser um estranho hábito, pois, supostamente, dá sorte. Urge então fazer esta reflexão: As pessoas consideram uma pata-de-coelho um amuleto de sorte. Tudo bem. Agora raciocinem lá, a pata está viva? Não estando lá o resto do corpo do coelho, fica-se a pensar que ela talvez não esteja viva. Se não está viva, que raio de sorte é que ela deve dar? O coelho viveu a vida toda com a pata! E ESTÁ MORTO, pior, o seu corpo está a ser usado pelas pessoas, a sua pata é esfregada por estranhos! Sorte?
Esse senhor Paulo brincou com as pessoas! É uma vergonha, acordem do sono hipnótico em que se encontram!
Reveste-se de enorme importância não esquecer que é também por obra deste senhor que se deduz que a quebra de um espelho leva a 7 anos de azar, tudo devido à sua magnífica fórmula. Como é fácil verificar trata-se de um processo científico, como tal deve ser respeitado e obedecido. Aproveitava e deixava aqui uma mensagem:
Caro leitor,
Pela paz do mundo, e pelo equilíbrio universal, passe este link aos seus amigos e conhecidos http://AiVidaVida.blogspot.com !
10 Amigos – O teu desejo realiza-se dentro da próxima semana
20 Amigos – O teu desejo realiza-se esta semana
40 Amigos – O teu desejo realiza-se amanhã
+50 Amigos – Deus te abençoará em todo o seu esplendor, chegarás a presidente duma grande companhia petrolífera em menos de dois anos e casar-te-ás com a mais bela das mulheres!

Aproveito para lembrar que houve uma pobre rapariga sri-lankense que não cumpriu este repto, tendo lhe sido detectado um cancro numa falange do dedo indicador, que teve que ser amputado! Esta rapariga de 12 anos apenas desde o fatídico dia não mais pode apontar em publico, isso levou a que se fechasse numa cave, ganhasse musgo e cogumelos nas costas, e ficasse cega de um olho! Não queiram ser como a pobre Nuwana Lakusekera, espalhem este link, não por nós, longe disso, mas por vocês e pela pobre Nuwana!